quarta-feira, 13 de maio de 2026

"Adeus, ó Virgem - um momento de singular emoção" - Mário Silva (IA)

 



"Adeus, ó Virgem 

um momento de singular emoção"

Mário Silva (IA)






A obra digital, gerada por inteligência artificial sob a visão do artista Mário Silva, intitulada "Adeus, ó Virgem - um momento de singular emoção", é uma cativante e terna representação da Procissão das Velas no Santuário de Fátima, em Portugal.

Executada num estilo de pintura digital a óleo com textura impasto espessa, que lhe confere uma qualidade tátil e uma profundidade palpável, a cena captura um momento de profunda devoção e emoção mística.

No primeiro plano à direita, uma peregrina idosa, com o rosto sulcado pelo tempo e pela fé e a cabeça coberta por um lenço de oração, está imersa numa prece profunda.

Com as mãos postas em oração e os olhos fechados, ela exala uma singular emoção, um misto de devoção, pesar e paz interior, tornando-se o foco emotivo da obra.

.

Atrás dela, uma imensa multidão de peregrinos segura velas acesas, criando um mar de luz quente e dourada que brilha intensamente contra o céu noturno escuro e as nuvens texturizadas.

Muitas figuras na multidão também têm lenços brancos ou véus na cabeça, vistos de costas.

Ao fundo, a Basílica de Nossa Senhora de Fátima ergue-se majestosamente, totalmente iluminada, um farol de esperança e o ponto focal da oração coletiva.

O contraste dramático entre a escuridão da noite e a luz quente das velas e do Santuário cria uma atmosfera mística e emotiva, capturando a essência da singular emoção descrita no título.

.

O Adeus é o Início da Memória

Sob o manto da noite, no coração de Fátima, a luz não vem do céu, mas da terra, de milhares de velas acesas.

É a procissão das Velas, e Mário Silva capta a sua poesia mística na obra digital "Adeus, ó Virgem - um momento de singular emoção".

No centro, uma peregrina idosa, de rosto marcado pelo tempo e pela fé, está de joelhos ou sentada, imersa em prece.

As mãos postas, o lenço cobrindo a cabeça, ela é a imagem da singular emoção.

A sua oração é um segredo, um adeus que é, ao mesmo tempo, um pedido de proteção e uma promessa de regresso.

.

Atrás dela, o mar de velas ondula, um rio de ouro que serpenteia até à Basílica iluminada ao fundo.

Não são apenas chamas, são histórias, promessas, orações e a singular emoção de milhares de corações unidos num só.

O título "Adeus, ó Virgem" evoca o cântico final da procissão, um momento de profunda despedida, mas também de profunda união.

A peregrina não diz adeus, ela diz 'até sempre', sabendo que a sua Mãe permanece no seu coração.

A singular emoção desta obra não é passageira, é eterna.

É a singular emoção da fé que ilumina a noite da alma.

.

Texto & Obra digital (IA): ©MárioSilva

.

.


"O rebulício na cidade Invicta” (estória) – Mário Silva (IA)

  "O rebulício na cidade Invicta” (estória) Mário Silva (IA) O Caleidoscópio da Invicta A manhã na cidade do Porto nunca desperta e...